Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

SEJA VIADO, SEJA HERÓI




Um casal gay com olhos perfurados, mortos, com os dedos arrancados no meio de um canavial. Essa imagem não sai da minha cabeça mesmo eu não tendo a visto pessoalmente. Políticos cristãos querendo transformar o Brasil num país de ovelhas e a nossa primeira presidenta que outrora foi revolucionária sorrindo com seus dentes tortos pra todo esse stand up comedy de piadas sem graça.
  
Tive vontade de escrever sobre isso desde que li essa triste notícia mas tudo me deixou tão chocado que resolvi me concentrar mais no meu trabalho até elaborar um discurso que agora se transforma nessas palavras.  Sou artista, preferi pôr em ordem meus trabalhos para as próximas exposições mas mesmo assim essa imagem não saiu da minha cabeça. Pra quem não sabe minha pesquisa artística é relacionada ao homoerotismo e se desenvolveu por uma série de questões sociais - principalmente pela minha própria insatisfação decorrente dessa realidade absurda que vivemos nesse país. Meus trabalhos soam como uma afronta a esse momento retrógrado que vivemos, são provocações haja visto que desenho bandos de homens nus e algumas orgias para não-gays.

“Hoje sou marginal ao marginal, não marginal aspirando à pequena burguesia ou ao conformismo, o que acontece com a maioria, mas marginal mesmo: à margem de tudo, o que me dá surpreendente liberdade de ação – e para isso preciso ser apenas eu mesmo segundo meu princípio de prazer: mesmo para ganhar a vida faço o que me agrada no momento.” (Hélio Oiticica – 1968).

Gays estão lutando por direitos e pela igualdade. Os homens heterossexuais cristãos classe média não gostam disso e reagem contra como podem. Por isso temos essa onda de violência, igrejas mostrando a verdadeira face reacionária, fascista e absurdos como casais gays com olhos perfurados e dedos arrancados em canaviais, orelhas cortadas de pais com filhos confundidos com gays, homossexuais idosos mortos a pedradas, travestis consumidas e assassinadas, lésbicas estupradas, ataques de neonazistas de sangue mestiço e lâmpadas que se quebram nas nossas caras todos os dias.

Se você está vivo, meu amigo, se considere com sorte. O Brasil inteiro está escarrando na sua boca enquanto você ri, enquanto você goza, enquanto você finge que está tudo bem. Você é o novo marginal.

Bastou um único homossexual brutalmente assassinado no Chile para a sociedade toda se levantar e aprovar uma lei contra a homofobia enquanto no Brasil um casal perdeu sua vida, seus olhos e seus dedos e nada mudou. E a culpa é também é sua.

Se você não está contra quem impede que uma lei anti-homofobia seja aprovada no Brasil você compactua com eles. Se você não faz nada contra, suas mãos também estão sujas de sangue.

É meu papel como artista identificar e denunciar o que está errado.

SEJA VIADO, SEJA HERÓI
(pelo menos uma única vez na sua vida)

Escrito por hurtz
Fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário