Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Debate no IFCS: O Brasil é Laico?


Aconteceu em 3 de Abril às 18 hs o debate no IFCS - Largo de São Francisco, 1 Centro RJ 
Tema: O Brasil é Laico?
Estiveram presentes no debate:



O debate “O Estado é Laico?” no IFCS foi excelente!
Encerramos por volta de 21:30, mas com muita vontade de permanecer. 
Eu, Janaina Sant Anna abri o debate apresentando a PEC 99 e, na sequência, Professor Paulo Baía apresentou brilhantemente uma leitura das revoluções ocorridas no mundo destacando a laicidade de cada proposta. Identificamos em sua apresentação os diversos contextos laicos e não laicos das nações e discutimos a laicidade no Brasil.
Adailton Moreira deu continuidade ao debate apresentando o trabalho realizado na SUPERDIr-SEASDH, compartilhando conosco sua experiência e os diversos enfrentamentos e avanços do trabalho realizado.
Contamos com a apresentação acalorada de Nubio Revoredo que trouxe textos de diversos Projetos de Lei que afrontam a Constituição Federal e a laicidade Estatal e também com a Drª Heloísa Helena que apresentou a legislação vigente , destacando trechos da Constituição Federal e estimulando ainda mais a discussão.
O público brindava com os olhos as discussões, deixando claro em cada olhar atento e em cada intervenção a reflexão sobre as falas dos integrantes da mesa. 
Agradeço a todas e todos que contribuíram e participaram do evento, sobretudo à Lidi de Oliveira, João Alfredo Priscila Bastos , Fátima Baião, Ernesto Caxeiro, Rodolfo Lobato, e Erzulie Doth Lavigne.
A vontade de permanecer, o envolvimento dos presentes, o teor das discussões, a necessidade de troca, a relevância da proposta ... tudo isso provocou uma demanda coletiva de que esse evento não se encerrasse em si mesmo e um eco surgiu na fala do público: nascia então a proposta de um fórum permanente para discutirmos e compartilharmos questões tão importantes e urgentes quanto esta.
Neste momento estamos construindo o grupo virtual e marcaremos o nosso próximo encontro para formalizarmos o desejado e imprescindível fórum que será aberto à sociedade para que possamos construir na coletividade um instrumento de relevância social e política.
Janaina Sant Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário